quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Reciclagem pela empresa de segurança privada


CLÁUSULA  31:  FORMAÇÃO  PROFISSIONAL  EXTENSÃO E  RECICLAGEM. 

O  treinamento  dos  vigilantes,  bem  como  todas  as  taxas  referentes  aos  documentos
necessários, será sempre por conta das empresas, sem ônus para os empregados e,  neste
caso,  o  beneficiário  permanecerá  no  mínimo  um  ano na  empresa  que  custeou  o 
respectivo curso. Havendo demissão por justa causa ou se o empregado se demitir antes
de decorrido o prazo de  um  ano,  deverá reembolsar a empresa na base de 1/12 (um doze 
avos) do  valor do curso por mês não trabalhado. 

Parágrafo primeiro - Na  hipótese  de  reciclagem,  conforme  dispõe  a Lei  7.102/83,  o
vigilante deverá permanecer na empresa por um  período de no mínimo  12 (doze) meses.
Caso não permaneça,  por sua iniciativa,  deverá o mesmo reembolsar a empresa na base
de  l/12 (um doze avos) do valor da reciclagem por mês não trabalhado.

Parágrafo  segundo  - Na  hipótese  do  curso  de  formação,  extensão  ou  reciclagem 
vencer  dentro  do  período  do  aviso  prévio  do  empregado  dispensado  sem  justa  causa, 
caberá à empresa o pagamento da reciclagem e das demais despesas previstas no caput.

Parágrafo  terceiro  - Não  será  admitida,  em  nenhuma  hipótese,  a  ocorrência  ou
marcação  de  reciclagem  e  outros  cursos  ou  atividades  de  caráter  profissional  em
períodos de férias,  folgas  e feriados,  exceto no  que se refere  as  duas  últimas  na jornada
12X36.
Parágrafo quarto - O valor pago em decorrência do previsto no  caput estará revestido
de  natureza  assistencial,  não  sendo  computável  para  efeitos  previdenciários  ou
trabalhistas  como  parcela  integrante  do  salário  e  não  implicará  cômputo  do  tempo  de
serviço,  cuja  duração  sempre  será  tida  como  período  de  suspensão  do  contrato  de
trabalho.

pois é meus amigos, fiquem atentos, algumas empresas de segurança se aproveitam disso. mais lembre sempre de cobrar seu direito e tome cuidado com o direito das empresas pois sempre será cobrado.

385 comentários:

  1. eu fis meu curso particular quero sab com quantos tempo a empresa paga a recciclagem de um vigilante.

    ResponderExcluir
  2. ok (2) dois anos, contando do dia em que vc concluiu o curso ok

    ResponderExcluir
  3. Faltando 3 mes para vencer o curso o vigilante for demitido a empresa tem o direito de pagar a reciclagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa nao tem o dever de pagar nesta situação. A empresa tem por obrigação pagar se o vencimento do curso estiver dentro do periodo de aviso previo.

      Excluir
    2. Posso antecipar minha reciclagem ou tenho q esperar vencer a mesma,vlw!

      Excluir
  4. Faltando 33 dias para vencer o curso eu fui demitido a empresa tem obrigação de pagar a minha reciclagem

    ResponderExcluir
  5. tenho extensão a empresa tem que pagar a reciclagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de extensões, a CLT diz que todos que estiverem no exercício da função da extensão tem direito a sua reciclagem. Ex: Se você trabalha com escolta tem direto a reciclagem de escolta. Mas se você trabalha como vigilante patrimonial e tem extensão a empresa não tem obrigação em renová-la.
      espero ter ajudado...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. o vigilante tem obrigação de trabalhar, mesmo estando de reciclagem pela empresa? se a escala dele for 12 x 36 noturno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso o funcionario fica dispensado do seu horario noturno por estar em reciclagem. Isto esta na C.L.T.

      Excluir
  7. fui demitido com a reciclagem vencida oq tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voc~e tem todo o direito a ser reembolsado o valor da reciclagem vigente, desde que o vencimento tenha sido dentro do tempo que ainda trabalhava na empresa.

      Excluir
  8. oi eu estou de ferias e minha empresa quer marcar a reciclagem , sou obrigada a fazer e se eu num fizer recebo punição por isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga, informo que pela clausula 31 paragrafo terceiro da clt, você nao tem obrigação nenhuma de fazer reciclagem em tempo de ferias, e isso nao da punição nenhuma ja que a empresa esta infringindo a lei. Espero ter esclarecido sua duvbida, abrigado pela confiança..

      Excluir
  9. Tenho uma segunda fonte de renda quero sair da vigilância estou para fazer reciclagem. Se eu não fizer a reciclagem sofro que tipo de penalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a reciclagem você não é obrigado a fazer, porem a partir do momento que ela estiver vencida você não poderá exercer a função. Ja que esta saindo da área não teria problema algum, nem penalidade, e quando quiser retornar para área terá que fazer a reciclagem antes de procurar emprego. Espero ter ajudado...

      Excluir
    2. Boa tarde!
      Me tira uma duvida,estou de ferias a empresa quer que faça a reciclagem e correto isso?

      Excluir
  10. queria saber se a empresa tem o direito de descontar o adicional noturno e periculosidade no dia de reciclagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicional noturno e periculosidade, não podem ser descontados nesse caso.

      Excluir
  11. Ola Michael eu sou esse anônimo ai do dia 09/03/14 meu nome e Wesley, fala serio eles me descontou,adicional noturno,hora intervalar,e vale alimentação total de 64.57.mas de tudo obrigado por tirar minha duvida. A qual a solução para isso agora.

    ResponderExcluir
  12. Olá Michael entrei com rescisão indireta já foi julgado e sentenciado pelo juiz,meu ultimo dia de trabalho será esta semana desde o começo da ação venho alertando a empresa sobre minha reciclagem que vence 15/07/2014 e até agora nada tenho direito de fazer a reciclagem por conta da empresa ?

    ResponderExcluir
  13. Fala aí camarada blz? Cara me tira uma duvida...eu sou Vig Orgânico tbm...È pra pagar as horas que a gente fica na reciclagem? A reciclagem é sempre no dia da nossa folga...é pra pagar esse dia? Agora são 5 dias. GRATO

    ResponderExcluir
  14. Estou com a reciclagem vencida e devido estar com um inquerito a policia federal nao quer liberar eu fazer e por ultimo fui demitido o que posso fazer a respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entendi sua pergunta, seja mais amplo!

      Excluir
  15. eu entrei na empresa faltando 2 meses para venser minha reciclagem eles sao obrigado a pagar a minha reciclagem ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois quando vc foi contratado estava legalizado perante a lei

      Excluir
  16. ola,
    na escala 12x36 voce faz a reciclagem durante 06 dias diretos eu tenho direito a receber nos dias de folgas que estive na reciclagem no caso os 03 dias.

    ResponderExcluir
  17. ola,
    gostaria de saber se a empresa pode descontar o VR no periodo que estive na reciclagem 5 dias. ? sendo que a empresa não pagou a refeição de almoço na escola de Formação e Reciclagem

    ResponderExcluir
  18. Minha escala e 5x1, e marcaram minha reciclagem, o que a empresa desconta? Os dias e as horas extras? Ou a reciclagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega a Empresa não é obrigada a pagar horas extras pois está custeando seu curso e ainda repondo alguém em seu lugar. Nesse casso receberá pelos 30 dias contando com a Reciclagem, mas o período de Reciclagem será pago por 8 horas e não por 12 no caso de quem exerce escala 12x36.

      Excluir
  19. To com a reciclagem vencida posso fazer extensão com o curso vencido

    ResponderExcluir
  20. Ola,eu preciso de uma oriêntaçao,minha ata venceu,e eu estava fazendo reciclagem,porem tive um problema de saude e fiquei tres dias de atestado,quando terminou os dias de atestado a empresa msndou eu voltar p o posto sem terminar a reciclagem.E mandaram eu fazer os dias que faltam na minha folga.Eu nao fui pq tinha medico e outras coisas p fazer.A empresa pode me punir por nao ter ido na minha folga?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Estou há seis meses com a reciclagem
    Vencida e a emprasa nada, ela fica de rabo preso comigo?

    ResponderExcluir
  23. não sou obrigado a fazer a reciclagem, se não fizer ou não reunir a documentação necessária e aí não vou poder mais atuar como vigilante, o que a empresa vai fazer comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar suas contas, uma vez q vc nao fez reciclagem nao pode exercer a função. e por justa causa!

      Excluir
  24. Trabalho como vigilante Estou com a reciclagem de vigilante vencida mas fiz extensão de escolta armada pra trabalhar como vigilante devo fazer a reciclagem de vig.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por lei nao, conforme a Portaria 3233/DPF de 2012, paragrafo 3° que diz: ''§ 3º A realização de extensão e reciclagem em transporte de valores, escolta armada ou segurança pessoal implicará a reciclagem do curso de formação do vigilante.''
      O problema é que algumas empresa pedem a reciclagem de vigilante mesmo vc tendo feito a extensão.
      Ass: Josué

      Excluir
    2. A extensão substitui sim o treinamento de vigilante, mas quando for reciclar a Empresa não é obrigada a pagar a renovação da extensão que geralmente é mais cara e vc exerce a função de vigilante.

      Excluir
  25. Boa noite ,Trabalho na escala 12x36 diurno a empresa marcou minha reciclagem nos dias da minha folga isso quer dizer q do dia 15 ao dia 25 eu vou estar trabalhando no dia impa e no par fazendo reciclagem sem folga e nem descanço eles disseram q eu sou obrigado isso e correto no dia da minha folga

    ResponderExcluir
  26. Eles poderiam marca minha reciclagem 5 dias corridos nao seria mais justos e corretos posso ser punido eu me neguei a fazer a reciclagem dessa maneira que eles pediram eu disse q se fosse 5 dias corridos eu fazei caso contrario eu pagaria do meu bolso e faria 5dias corridos me ajude por favor o mais rapido possivel minha reciclagem e para e mes

    ResponderExcluir
  27. oq acontece c a fiscalização me pega com a reciclagem vencida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc nada, acarretara multa para a empresa!
      Ass: Josué

      Excluir
    2. para o funcionário nada, a não ser que vc tenha acarretado o atraso como por exemplo: Faltar ao treinamento, não entregar as documentações, ter problemas com certidões de distribuição e não ir atrás da legalização. Se ocasionou qualquer um desses fatos e a empresa tiver comprovantes poderá ser sancionado. Caso contrário a Empresa que pagará multa pois a fiscalização agora é online.

      Excluir
    3. Então não posso trabalhar com a reciclagem vendida?

      Excluir
  28. uma dúvida, minha empresa não é de segurança porém temos um vigia CLT , essa obrigatoriedade do curso de reciclagem também se estende a minha empresa, eu devo pagar este curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem que pagar, estar na portaria 3233/DPF/2012, empresas orgânicas tem que fazer a reciclagem dos vigilantes, que é o caso da sua, pois nao é empresa de vigilancia especializada, mas tem seus proprios vigilantes.

      Excluir
  29. Com quanto tempo de antedencia a empresa tem q avisar o vgt q ele vai fazer a reciclagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15 dias antes do inicio da reciclagem e tem que ser por escrito essa informação.
      ASS: Josué

      Excluir
    2. Tanto a empresa quanto o funcionário pode cobrar e alertar quanto ao vencimento, aqui na Empresa aviso com até 1 mês de antecedencia.

      Excluir
  30. olá bom, dia uns amigos meus tabahavao para uma multinacional e assim que teminarao todos foram madados embora com aviso indeniado isso é legal

    ResponderExcluir
  31. qual o artigo q rege a enpresa a pagar extra durante a reciclagem escala 12/36 no caso e 5 dias direto e meus dias de folga

    ResponderExcluir
  32. boa noite quem tem que pagar a passagem para ir ate a escola pra fazer a reciclagem sou eu ou a empresa de seguranca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo é a empresa, muitos fazem o seguinte. Pagam as despesas por conta própria, pedem nota de tudo e depois se acertam com a empresa.
      Todas as empresas sérias reembolsam os vigilantes, o problema é que nem todas são assim e se vc reclamar ou discutir pode pegar as contas, mesmo nao sendo por justa causa é melhor ter um emprego, ainda mais de vigilante que a cada dia está sendo mais concorrido, pense nisso!
      Ass: Josué

      Excluir
    2. A Empresa arca com seus VTS nos seus dias de Folga, já que subtende se que ela já pagou seu VT nos dias de escala e vc não os usou para trabalhar.

      Excluir
  33. Na minha reciclagem a empresa pode descontar o Vale Refeição e Vale Transporte alem dos dias que eu tiver na reciclagem??? trabalho 12\36 noturno e minha reciclagem foi marcada para o dia q estou saindo de plantão e a empresa disse q eu tenho q trabalhar isto procede???
    ...

    ResponderExcluir
  34. Oi boa tarde estou com minha reciclagem vencida e não sabia a empresa não me comunicou e quer que eu faça acordo com eles devolva quarenta porcento do meu auxilio ou vaie mandar embora está certo isso??

    ResponderExcluir
  35. sou obrigado a cobrir os dias em que o outro parceiro de escala estiver fazendo reciclagem sem ganha F.T.? A empresa disse que tenho que negociar com o outro vigilante como se fosse troca de escala normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é uma acordo que vai de Empresa para Empresa. Se for um posto pequeno que não há cobertura a Empresa pode te pedir para fazer essa cobertura em troca com o parceiro e gozará do descanso depois de acordo com oque acordarem. Mas como tem um limite de dias trabalhados sem descanso e não pode ultrapassar esse limite en que seja fazendo FT é bom conversarem e resolverem de forma que ninguém saia prejudicado já que cobrindo o mesmo passará das 220 horas mensais e claro a empresa não irá arcar com o pagamento a 60% das horas excedentes.

      Excluir
  36. eu trabalho na escala 5x2 devo fazer minha reciclagem nos finais de semana ou seja na minha folga ?

    ResponderExcluir
  37. como devo agiar quando a empresa so deposita o pagamento das ferias depois que o funcionario já esta quase voltando

    ResponderExcluir
  38. se o vigilante for demitido e a reciclagem estiver vencida a empresa tem que reenbolsar so o valor do curso ou tem que pagar tudo incluindo passagens de onibus e alimentaçao

    ResponderExcluir
  39. meu nome eeee.uma pergunta temos nos vigilante 1hora para almoçar se atrazo 40minutos e o fiscal passar ele pode me punir com se estivesse abandonando o posto

    ResponderExcluir
  40. Olá boa tarde, fiz uma extensão, e minha reciclagem de vig está vencida, a pergunta é posso ser contratado por alguma empresa como vig usando a minha extensão?

    ResponderExcluir
  41. Pedi a conta dois meses depois da reciclagem,terei q pagar a empresa pela reciclagem,já estava na empresa a dois ano

    ResponderExcluir
  42. Boa noite! Gostaria de saber se pra fazer a reciclagem por conta própria, terei que retirar aqueles documentação todas como na primeira vez? Ou só ir na escola onde fiz o curso e marca a reciclagem? Obrigado pela atenção ai

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, estou com a reciclagem vencida a um mês e avisei a empresa antes mesmo do vencimento, a empresa nada fez ainda. Posso continuar trabalhando armado? Quais as consequências?

    ResponderExcluir
  44. Boa noite, estou com a reciclagem vencida a um mês e avisei a empresa antes mesmo do vencimento, a empresa nada fez ainda. Posso continuar trabalhando armado? Quais as consequências?

    ResponderExcluir
  45. pode fazer a reciclagem faltando 3 meses para vencer, reciclagem particular

    ResponderExcluir
  46. Olá Boa tarde!
    Sou nova na área de segurança.
    Comecei a trabalhar em Novembro de 2014 e fui demitida sem justa causa e sem dizerem o por quê, no inicio de Fevereiro deste ano de 2015. Minha reciclagem vence no início de Março. De dois em dois anos tem que renovar/fazer outra reciclagem, nao é isso?
    A empresa para qual eu trabalhei tem que pagar pela minha reciclagem ou eu é que tenho que pagar?

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela só é obrigada a pagar se te dispensar no mês do vencimento. Ela poderia ter arcado com os custos,e descontar depois na sua rescisão. Mas dependendo co perfil e postura do colaborador a Empresa não quer arcar com esse custo e ainda pagar FT para cobertura.

      Excluir
  47. Boa tarde,
    Não existe embasamento na Lei 70102/83 sobre a reciclagem de vigilantes, conforme divulgado acima.Gentileza esclarecer.
    Obrigada.
    Magda

    ResponderExcluir
  48. Ola boa tarde a empresa q eu trabalho mim deu minhas ferias no mes 3 e a marcou a reciclagem tambem no mes 3 nao qro cirar comflitos com a mesma o devo fazer

    ResponderExcluir
  49. Estou de férias e a minha reciclagem está vencida, agora a empresa mim ligou pedindo para que eu comparecesse de imediato para possivel reciclagem. Isso pode?? O que devo fazer??. Minha escalla é 12/36. Ajuda ai!!

    ResponderExcluir
  50. Eu sou novo na empresa que trabalho atualmente, mas, já ouvi alguns colegas falando que, essa empresa te coage a assinar um vale adiantamento,a descontar no contracheque em 3 vezes, um valor referente a reciclagem, eles não especificam que é referente a "reciclagem da ATA" , colocam como se fosse um adiantamento. Estou nessa empresa a 8 meses.O que devo fazer numa situação dessa? já que faltam 4 meses para minha ATA vencer.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde sou vigilante e preciso saber se posso fazer a minha reciclagem antes de se vencer o prazo de dois anos ? É que estou concorrendo a uma vaga em uma empresa que só contrata vigilantes que estiverem com a reciclagem pra se vencer com no mínimo 06 meses .. Desde já agradeço a atenção e necessito da resposta de imediato se possível.

    ResponderExcluir
  52. Vou entrar na empresa agora dia 10 de julho 2015,minha reciclagem vence dia 05 de agosto 2015, a empresa é obrigada a pagar a reciclagem ou tenho que fazer do bolso??

    ResponderExcluir
  53. eu trabalho na escala 5x2 devo fazer minha reciclagem nos finais de semana ou seja na minha folga ?

    ResponderExcluir
  54. Eu estou numa empresa e minha reciclagem venceu a empresa ja esta ciente sobre o mesmo desde entao eles me informaram que eu ainda tenho 30 dias de para poder trabalhar normal dentro desse periodo ate completar os 30 dias, oque eu quero saber se isso é verdade quando vence os dois anos do curso tenho direito desses 30 dias ou pode me suja

    ResponderExcluir
  55. Eu estou numa empresa e minha reciclagem venceu a empresa ja esta ciente sobre o mesmo desde entao eles me informaram que eu ainda tenho 30 dias de para poder trabalhar normal dentro desse periodo ate completar os 30 dias, oque eu quero saber se isso é verdade quando vence os dois anos do curso tenho direito desses 30 dias ou pode me suja

    ResponderExcluir
  56. Fui admitido em 02/09/2014 e dispensado na data de homologação de 12/08/2015, pela Empresa Escolta, porém uma dúvida, faltando 6 meses para vencer minha reciclagem, teria direito a ela, já que antes de ser admitido, fiz particular, e agora, tenho ou não o direito de exigir da empresa, já que fui dispensado sem justa causa... Me preocupa em saber é, que em uma seleção admissional, as empresas tercerizadas, não pegam o candidato faltando 6 meses para vencer sua reciclagem?

    ResponderExcluir
  57. trabalho na escala 5x2 a minha empresa marcou minha reciclagem de 2º a 6º mas eu moro no interior e a mesma quer que eu vá pra reciclagem no domingo que é minha folga oque devo fazer? posso me recusar de ir na folga.

    ResponderExcluir
  58. Amigo procura um advogado, pois isso não é correto

    ResponderExcluir
  59. Oi,o vigilante que mora no interior tem o direito de optar a fazer a reciclagem na escola mais próxima de sua casa ou é obrigado a viajar pra onde a empresa marcou?? Mesmo si eu quizer arcar com as finanças no local mais próximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode optar com um acordo, é claro que é benéfico p empresa q vc pague, mas como as empresas tem convénio com algumas academias se mais barato o curso, vc pagando tem o direito de receber futuramente, e como as empresas não querem problemas ela não vai aceitar.

      Excluir
  60. Bom dia ! Sou vigilante e a minha empresa todo mês no dia da minha folga faz um treinamento dentro do meu posto de trabalho ,nesse mês eu cheguei atrazado e meu supervisor me avisou q era pra eu nao pegar no serviço no outro dia e ir para a sede da minha empresa . Agora a duvida eu posso ser punido por nao ter participado da reunião no dia da minha folga? eu vou ser descontado esse dia q fui na sede e nao assumi o serviço? eles tinha q me pagar a passagem pra ir fazer esse curso? .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua folga tem que ser respeitada, agora se vc assumiu o compromisso de fazer o curso na folga recebera com FT e tem direito do vt e tickt, atraso é Pacivô de puniçao sim. Fique atento nas medidas disciplinar

      Excluir
  61. Olá meu nome e Roberto fui contrato com a minha reciclagem vencendo quem paga eu a empresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa, se ela te contratou é de responsabilidade dela.

      Excluir
  62. Faltando 5 mês e 25 dias para vencer minha reciclagem eu fui demitido a empresa tem que me reciclar.

    ResponderExcluir
  63. Faltando 5 mês e 25 dias para vencer minha reciclagem eu fui demitido a empresa tem que me reciclar.

    ResponderExcluir
  64. eu sou vigilante e trabalho num banco, e a empresa marcou a minha reciclagem para o final de semana. esta correto isso?

    ResponderExcluir
  65. Não fiz a reciclagem.Posso ser demitido por justa causa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Mas peça gentilmente para sua empresa pagar a reciclagem a vc.

      Excluir
  66. Fiz reciclagem e a empresa obriga a tira serviço no dia que estava trabalhando e certo eu paga os dia q estava na reciclagem se eu não tira a empresa pode me da falta se eu não tira

    ResponderExcluir
  67. na lei 7102/83,a empresas de vigilância tem obrigação de pagar a reciclagem sim de todos que for mandado embora..




    ResponderExcluir
  68. bom dia,, uma duvida tenho curso de vigilante mais tenho 4 anos sem reciclar porq não estava atuando na area,, ainda posso reciclar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim particularmente pode. Só juntar os documentos necessários, certidões de distribuição criminal, antecedentes e quitação eleitoral e procurar uma escola

      Excluir
  69. Prezado. Bom dia!

    Sou supervisor de monitoramento (CFTV), fui promovido pela empresa a 2 anos, se eu for demitido, existe alguma clausula na CLT que me dê direito a reciclagem, paga pela empresa? Visto que entrei como vigilante.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite amigos tudo bem?

    Fiz minha reciclagem em transporte de valores no mês passado. Mas vou trabalhar em uma empresa que não tem carro forte e sim vou trabalhar como vigilante patrimonial. Sou obrigado fazer reciclagem de vigilante patrimonial ou a reciclagem de carro forte cobre a de patrimonial?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  71. Olá preciso tirar algumas dúvidas espero que possa me ajudar, eu trabalho na escala 12x36 à noite e estou fazendo à minha reciclagem nos dias intercalados e no mesmo dia que saio da minha reciclagem eu venho trabalhar no meu posto de serviço à noite, quero saber se eu posso reinvidicar esses dias e horas na empresa como se fossem horas extras durante a minha reciclagem.

    ResponderExcluir
  72. Olá preciso tirar algumas dúvidas espero que possa me ajudar, eu trabalho na escala 12x36 à noite e estou fazendo à minha reciclagem nos dias intercalados e no mesmo dia que saio da minha reciclagem eu venho trabalhar no meu posto de serviço à noite, quero saber se eu posso reinvidicar esses dias e horas na empresa como se fossem horas extras durante a minha reciclagem.

    ResponderExcluir
  73. Tenho o curso de VSPP e a reciclagem está em dia, mas a reciclagem de vigilante não está... Posso trabalhar de vigilante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode
      O curso de VSPP atende a postaria do treinamento de vigilantes. Mas quando a Empresa for te reciclar pagará pelo treinamento de vigilante e não de VSPP

      Excluir
  74. Queria saber se quando tu sai de férias tu faz exame psicotécnicos o pisicologico e sendo assim que tu reciclagem não foi marcada tu faz esses exames pra reciclagem

    ResponderExcluir
  75. Queria saber se quando tu sai de férias tu faz exame psicotécnicos o pisicologico e sendo assim que tu reciclagem não foi marcada tu faz esses exames pra reciclagem

    ResponderExcluir
  76. ola amigo boa tarde, poderia me ajudar gostaria de saber se condo a empressa de vigilante te manda embora e manda vc pagar aviso mais minha reciclagem estava para vencer e dai a empressa me mandou embora e logo me encaminhou para fazer a reciclagem fiquei 5 dias do dia 19 ao 23 de de outubo de 2015 e ate agora não chegou no meu endereço minha declaração do curso de reciclagem de vigilante gostaria de saber como posso fazer a quem devo procurar informações sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Certificado vai para a contratante ou seja para a Empresa. Precisa entrar em contato com a empresa e retirar lá, a não ser que entre em contato e a empresa peça a liberação para a escola ai sim pode retirar na escola

      Excluir
  77. Boa noite, fiz o curso de vigilante, porém não trabalho na área, e esse mês vence meu curso, eu tenho que fazer a reciclagem? Se não fizer tem algum problema?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pretende exercer a função sim, precisa. Caso contrário não haverá problemas, pode reciclar quando quiser.

      Excluir
  78. De quanto em quanto tempo tenho q fazer reciclagem de vigilante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vigilante a cada 2 anos. se realizou em Março de 2015 precisa reciclar até março de 2017.

      Excluir
  79. Se eu fizer a extensão de transporte de valores automaticamente vai validar a reciclagem de vigilante patrimonial?

    ResponderExcluir
  80. Se eu fizer a extensão de transporte de valores automaticamente vai validar a reciclagem de vigilante patrimonial?

    ResponderExcluir
  81. Estou voltando de afastamento meu curso venceu neste período sendo assim estou impossibilitado de trabalhar o curso se realizará 10 dias para frente mais 5 dias de reciclagem neste período de 15 dias ficarei sem remuneração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não pode assumir o posto e suas atividades remuneradas sem o curso. A falha da empresa nesse caso em esperar 10 dias, teriam que ter agendado para ontem assim que apresentasse o Aso de liberação ao trabalho. Quanto ao treinamento já conta como dias trabalhados por 8 horas já está treinando pela empresa.

      Excluir
  82. Eu fui demitido nessa ultima quinta feira 26/02, meu aviso será remunerado, minha reciclagem vence no mês seis, a empresa tem a obrigação de pagar minha reciclagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Só se vencesse no mês do seu aviso, mesmo que remunerado

      Excluir
  83. O curso de extensão (transporte de valores) vale como reciclagem de vigilante?

    ResponderExcluir
  84. Segunda feira que vem irei estar fazendo reciclagem, à empresa me notificou através do supervisor que agora iria descontar os dias de reciclagem. Iria estar entrando como falta e/ou dispensa, e também sempre cobrou uma taxa de R$50. Alegando que era para tirar à certidão negativa do nada consta. Essa questão eles podem fazer? E feito isso quais providências posso tomar?

    ResponderExcluir
  85. Segunda feira que vem irei estar fazendo reciclagem, à empresa me notificou através do supervisor que agora iria descontar os dias de reciclagem. Iria estar entrando como falta e/ou dispensa, e também sempre cobrou uma taxa de R$50. Alegando que era para tirar à certidão negativa do nada consta. Essa questão eles podem fazer? E feito isso quais providências posso tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma alguma ele pode descontar. essas certidões agora são gratuitas e até o colaborador pode solicitar através da internet. Seus dias de trabalho também não podem ser descontados da mesma forma que em suas folgas estará cumprindo treinamento. Isso está na convenção coletiva de 2016 página 13 cláusula 30

      Excluir
  86. Andrade: estou com duvidas: trabalho em uma empresa orgânica a 1 ano e 6 meses, porem minha reciclagem venceu a 6 meses e a empresa me demitiu sem justa causa estou cumprindo o mês de aviso, ela é obrigada a pg minha reciclagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estava no exercício com certeza é obrigada a pagar e sem desconto pois ela deixou de cumprir sua obrigação

      Excluir
  87. Minha reciclagem foi marcada para o feriado sexta sábado e domingo de páscoa minha escala e 5 por 2 podem fazer isso?

    ResponderExcluir
  88. Minha reciclagem foi marcada para o feriado sexta sábado e domingo de páscoa minha escala e 5 por 2 podem fazer isso?

    ResponderExcluir
  89. Para fazermos exames periódicos em outra cidade pela empresa, nós temos a obrigação de arcar com o transporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa tem que providenciar o transporte, ou te reembolsar o valor que vc pagou.

      Excluir
  90. bom dia fui demitida de uma empresa faltando 1 mês pra reciclagem vencer. coloquei a mesma na justiça e posso cobrar dela depois o valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não PoDE cobrar pq qdo vc foi demitida a reciclagem ainda estava na validade.

      Excluir
  91. boa boite
    minha CNV vence dia 28/05/2016 trabalhei ate dia 06/04 na empresa
    ela tem direito a pagar a reciclagem ?

    ResponderExcluir
  92. boa noite, gostaria de saber se a empresa que tem que arcar com os custos de transporte e almoço na reciclagem e se tem alguma lei. obrigado

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde minha reciclagem vai começar em uma quarta feira e termina em um domingo.sendo assim vou está no curso das 8h as 17 h no domingo, trabalho a noite tenho que ir trabalhar nesse domingo dia da reciclagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo, no domingo vc já esteve a disposição da empresa fazendo a reciclagem. Tem q descansar o domingo.

      Excluir
  94. Estou de férias e minha empresa quer que eu faça a reciclagem nas férias? E permitido isso?

    ResponderExcluir
  95. Gostaria de saber se eu fizer uma extensão tipo para transporte de valores vai valer como reciclagem?

    ResponderExcluir
  96. Gostaria de saber se eu fizer uma extensão tipo para transporte de valores vai valer como reciclagem?

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Trabalhei em determinada empresa meu curso venceu estava de atestado quando voltei do atestado fui dispensado e a empresa dc q meu curso venceu dentro do atestado por isso não tinha obrigação em paga minha reciclagem oq devo fazer?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afastado depois de 15 dias ela não tem obrigação, estando antes dos 15 dias ela tem a obrigação sim, mais de 15 dias é como vc tivesse se desliglado e o inss passa ser seu responsável.

      Excluir
  99. Boa tarde , trabalhei em uma empresa de segurança durante quase quatro meses, e fui demitido, isto ocorreu em maio de 2016, minha reciclagem vence em agosto de 2016, A empresa e obrigada a pagar minha reciclagem sim ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc saiu antes de vencer ela não tem a obrigação de te reciclar.

      Excluir
  100. Boa tarde,trabalho em uma empresa de segurança por 2 anos e 8 meses no horário noturno 12*36 e quero pedir a minha rescisão de contrato, minha ata vence daqui à 5 dias e como fica o meu aviso prévio trabalhado???

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde,trabalho em uma empresa de segurança por 2 anos e 8 meses no horário noturno 12*36 e quero pedir a minha rescisão de contrato, minha ata vence daqui à 5 dias e como fica o meu aviso prévio trabalhado???

    ResponderExcluir
  102. A empresa pode me contratar faltando 1 mes para vencer a reciclagem ?

    ResponderExcluir
  103. Trabalho na escala 12x36 noturno,fui um dia e tive q faltar alguns dias por morivo de doença na família posso ser punido?
    O instrutor da escola de reciclagem disse q eu n posso deixar vencer.

    ResponderExcluir
  104. trabalho na empresa de seguranca funcao vigilante ha 4 anos e meio .fiquei afastado com auxilio doença 1 ano .retornei ao trabalho passei com o medico de trabalho e estou de alta ,mas minha reciclagem esta vencida ha 4 meses .e certo eu trabalhar normalmente com a reciclagem vencida nos postos de serviço .

    ResponderExcluir
  105. Um colega foi fazer o exame psicotécnico para a reciclagem. E por 2 vezes não passou, a empresa está ameaçando demitilo por justa causa caso não passe no psicotécnico isso procede? Tem embalsamento jurídico ?

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde!!Referente as despesas...
    oque seria pela empresa e oque seria por minha conta?
    Tenho reciclagem por essa semana, e me foi passado que eu teria que pagar minha condução, já as demais tipo... (Alojamento e refeições) seriam pela empresa. É isso mesmo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  107. sai de uma empresa e gostaria de voltar quanto tempo tenho que esperar pra voltar

    ResponderExcluir
  108. Posso faltar ao trabalho se a minha reciclagem estiver vencida?? Já fiz os exames mais a empresa se recusa a pagar a estadia e almoço! Eu moro muito distante da escola de formação onde irei fazer a reciclagem.

    ResponderExcluir
  109. Posso faltar ao trabalho se a minha reciclagem estiver vencida?? Já fiz os exames mais a empresa se recusa a pagar a estadia e almoço! Eu moro muito distante da escola de formação onde irei fazer a reciclagem.

    ResponderExcluir
  110. Bom dia, trabalho de vigilante em um Banco e tive que me afastar pelo INSS por problemas de saúde durante 3 meses, minha reciclagem venceu nesse periodo q estava afastado e o sup estava ciente pois eu o avisei um mes antes, no termino do afastamento a empresa marcou minha academia no dia seguinte nem dando tempo p retirada da documentação,não fui e tambem a empresa não reagendou a reciclagem e pediu p aguardar em casa, isso já tem 7 dias, que faço?

    ResponderExcluir
  111. Olá eu trabalhava em uma empresa fiz a reciclagem por ela mas até agora não reci o certificado já faz mais de 90 dias o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure seu sindicato que eles entrarão com seu pedido e rápido seu certificado chega, tive esse problema com a esquadra e resolvi dessa maneira.

      Excluir
  112. faz dois anos que meu curso se venceu!.
    Faço reciclagem ou terei que fazer o curço novamente?

    ResponderExcluir
  113. No caso da escala 12x36 diurno tenho q fazer a teciclagem so na folga ou tbem no meu horario de trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão te despensa do serviço durante 5 dias p vc se reciclar.

      Excluir
  114. No caso da escala 12x36 diurno tenho q fazer a teciclagem so na folga ou tbem no meu horario de trabalho

    ResponderExcluir
  115. No caso da escala 12x36 diurno tenho q fazer a teciclagem so na folga ou tbem no meu horario de trabalho

    ResponderExcluir
  116. faltando 6 meses pra reciclagem vencer a empresa pode descontar de mim a reciclage.

    ResponderExcluir
  117. Meu curso de formação esta para vencer.minha pergunta é.
    Apos o vencimento da minha formaçao eu posso fazer uma extênsão e meu curso de formaçao se atualiza com essa extensao,ou de qualquer forma tenho que reciclar o curso de formação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso de retenção não recicla o de formação, ambos tem que ser reciclados pois são grades diferentes com valores diferentes também.

      Excluir
  118. Michel Amaral, trabalho 12/36 noturno nos dias da minha reciclagem tenho que ir trabalhar?

    ResponderExcluir
  119. Vc quiz dizer nos dia de sua folga? Se for é nao.
    Se vc faz a reciclagem sao 5 dias direto nao tem como reciclar de dia e trampar a noite e tem mais, nos dias q cai sua folga e esta na academia essa folga tem q ser paga como Ft.

    ResponderExcluir
  120. Vc quiz dizer nos dia de sua folga? Se for é nao.
    Se vc faz a reciclagem sao 5 dias direto nao tem como reciclar de dia e trampar a noite e tem mais, nos dias q cai sua folga e esta na academia essa folga tem q ser paga como Ft.

    ResponderExcluir
  121. tenho uma falata na materia de defesa pessoal fiz a prova tirei 70 eu reprovo ?

    ResponderExcluir
  122. Meu amigo, uma falta não justificada na reciclagem de vigilantes é Pacivo de reprova sim, independente de ter ido bem na provinha, entra como indisciplina e vc perde um dia de trabalho, pois estando na reciclagem vc tá recebendo como serviço.

    ResponderExcluir
  123. Meu amigo, uma falta não justificada na reciclagem de vigilantes é Pacivo de reprova sim, independente de ter ido bem na provinha, entra como indisciplina e vc perde um dia de trabalho, pois estando na reciclagem vc tá recebendo como serviço.

    ResponderExcluir
  124. Já estou a um ano na empresa de segurança. minha reciclagem venceu dia 06/10/2016, a empresa não quis pagar e ainda me deixou afastado da função, tirei do meu bolso pra pagar o curso.Fiquei 15 dias até o final do curso e a empresa descontou esses 15 dias q fiquei afastado. Como fique minha situacao a respeito desse contragimento e abuso moral de poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imediatamente que venceu a reciclagem ela teria a obrigação de providenciar sua reciclagem, qto ao afastamento ela teria que te pagar em casa esses 15 dias, não pode assumir o serviço com a academia vencida e a reciclagem é por conta do empregador.

      Excluir
  125. A reciclagem do vigilante pode ser feita em dias de folga do vigilante?
    Ex: escala 5x2 é obrigado a fazer reciclagem durante o fim de semana?

    ResponderExcluir
  126. A reciclagem do vigilante pode ser feita em dias de folga do vigilante?
    Ex: escala 5x2 é obrigado a fazer reciclagem durante o fim de semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo, hoje o curso de reciclagem dura 5 dias consecutivos, portanto na escala 5x2 sua folga seria sábado e domingo certo? Segunda a sexta se faz a reciclagem que só os 5 dias, folga sábado e domingo se apresentando na segunda no serviço.

      Excluir
  127. boa noite Michel,gostaria de saber se quando faço reciclagem de escolta armada tenho que pagar a reciclagem vigilante por conta.porque a empresa paga a de escolta mais o local onde faço a reciclagem cobra por fora a de vig.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso, se vc trabalha na escolta tem que reciclar somente o curso de escolta, saindo fora da escolta recicla a patrimonial que é da vigilância, estando na mesma empresa todo custo é da empresa.

      Excluir
  128. bom dia faz 12 anos que fiz o curso nao fiz reciclagem posso fazer a reciclagem normal obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tem que fazer a reciclagem, o curso é p vida toda reciclando a cada 2 anos.

      Excluir
  129. Boa noite gostaria que me ajudassem a tirar uma dúvida último trabalho como vigilante foi em 2002 depois disso fiz o curso de bombeiro civil e trabalhei até agosto de 2016 eu poderia fazer a reciclagem de vigilante normalmente obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso de bombeiro não se enquadra na grade de vigilância, tem q fazer a reciclagem sim de vigilância.

      Excluir
  130. Eu fiz a última reciclagem mais ou menos ums 10 anos ,não trabalhei mais de vigilância agora gostaria de voltar, poso fazer só reciclagem ou tenho que fazer todo o curso novamanente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a reciclagem, pois vc já tem o curso, não importa o ano q fez.

      Excluir
  131. A EMPRESA PODE MANDAR O VIGILANTE IR TRABALHAR APÓS O CURSO DE RECICLAGEM,
    TIPO:MINHA RECIGLAGEM SERÁ SEGUNDA DE MANHA,E MEU PLANTÃO A NOITE...ESTÁ CORRETO A EMPRESA FAZER ISSO?

    ResponderExcluir
  132. Negativo, ela tem que respeitar seu horário de descanso pois vc cumpriu a jornada de serviço estando na reciclagem, não somos super heróis.

    ResponderExcluir
  133. Bom dia....
    Terminei minha reciclagem.
    E veio descontado 02 dias do VR.
    Isso é correto...

    ResponderExcluir
  134. Se eles pagaram seu almoço na academia esta correto, pois vc recebeu da empresa o mês completo tickt

    ResponderExcluir